Sobre a Zingu!


A Zingu! é um site segmentado, uma revista de cinema voltada para a produção nacional, em especial a paulista. Nosso objetivo é rememorar importantes nomes da história cinematográfica brasileira, principalmente aqueles que parecem terem sido esquecidos pela historiografia, muitas vezes por um preconceito infundado. O foco é o cinema do passado, o que não impede, volta e meia, que falemos das novas produções, seja de cineastas que estão na área há um bom tempo ou não. Buscamos falar daquilo que não é mainstream ou do que deixou de ser faz tempo.

O cinema nacional, em suas mais diversas expressões, merece reconhecimento e divulgação, merece ser conhecido e estudado. Seus personagens merecem contar sua história. A Zingu! é isso também, um espaço de discussão, mesmo que não tenhamos fóruns específicos. Abrimos dois espaços fixos para nosso cinema, o Dossiê e o Especial. O primeiro, geralmente mais amplo, tende a contar com uma longa entrevista. O segundo é voltado para personagens que não podem mais contar sua história e movimentos.

Claro, há espaço para filmes de outras nacionalidades, e é por isso que na seção Colunas, formada por diversos colunistas, abrimos mais para os estrangeiros. É o espaço menos influenciado pela editoria, em que as pautas são geralmente determinadas pelos redatores. Isso enriquece a revista, porque permite que valorizemos outros aspectos da cultura cinematográfica, sejam as musas, sejam os subgêneros.

Felizmente, a revista, agora bimestral, tem ganhado seu espaço na internet. Esperamos continuar e progredir, assim como quanto em relação ao conteúdo disponibilizado.

Para quem quiser acompanhar a Zingu! além do site, pode checar nosso arquivo, nosso blog, nosso twitter e nossa página do orkut.

Ah, claro, se alguém quiser anunciar na revista e ajudar a nos manter, fique a vontade. Nosso contato está a um click.









Revista Zingu! - Cinema Paulista - Edição nº39 - março/abril 2010